Não precisamos do tal do “advogado do diabo” porque temos cá dentro algo que tenta confirmar se queremos meeeesmo aquilo que dizemos querer. É a nossa “conversa mental” toda vez que temos um desejo e então começamos com todas aquelas perguntas, dúvidas, senões, contrapontos, consequências etc.
“A mente não dá resposta; só faz perguntas”. Ouvi isso há uns anos atrás e na altura fiquei incomodada com essa frase, ao ponto de nunca mais esquecê-la. Depois de Spinoza (filosofia dos afetos) e de Freud (psicanálise), entendo um pouco do porquê desse incômodo e do mecanismo dessa “falação mental”.
O desejo é um afeto. Fica entre o corpo e psíquico. Ele vem à tona e busca uma ideia para “fazer o click” e poder se realizar no mundo. Mas vivemos numa cultura onde a razão está acima do corpo e portanto essa “ideia corporal” tem de ser autorizada pelo paladino da civilização que carregamos na mochila.
Então, sempre que o desejo for barrado pelo “crivo da razão”, o afeto vai ficar solto cá dentro, gerando umas sensações esquisitas, que só passam quando conseguimos ligá-las a uma outra ideia, mais aceitável, para realizar nosso desejo.

Nesse jeito “mais aceitável” de mobilizar os afetos na vida concreta, pode ser que fique uma beirada de desejo, ali insistente … Os sonhos vão nos falar dessa beiradinha, pois é no sonho que realizamos o desejo sem censura.
O sonho dá voz ao corpo. E o corpo dá vez ao desejo.
Às vezes é preciso fazer sem pensar muito. Agir na base do instinto. Dar o passo sem verificar muito o chão à frente. Confiar na vida.
É preciso dar corpo para mente.
P.S.: Quando eu escrevia meus textos só nas redes sociais (Instagram e Facebook), eu tinha menos pudor de mostrar as cartas do tarô usadas na reflexão. Esse texto aqui do blog vai direto para o LinkedIn (única rede em que mantive), mas vou assumir o risco de ser diferentex na “rede profissional”… Psicanalista é bicho rebelde, rs.
⚜︎ Renata Netto do Nascimento – Psicoterapeuta Junguiana
Para iniciar seu processo terapêutico comigo, envie uma mensagem:
Sua mensagem foi enviada
Descubra mais sobre Renata Netto do Nascimento
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.