Quem Cuida de Quem Cuida?

burnout materno. esgotamento materno. saúde mental das mães.

“Eu amo meus filhos, mas odeio ser mãe.”

S., 36 anos

Ao ter a sua filha raptada, Deméter secou a Terra em represália. Deixou os campos estéreis até que seus irmãos Zeus e Hades, reis do Olimpo e do Submundo, e o hábil negociador Hermes conseguissem resgatar a jovem Perséfone para perto de sua mãe por um período do ano, quando a deusa devolvia a fertilidade ao solo.

As outras deusas são arquétipos importantíssimos, mas não matam de fome toda uma civilização. Sobrevivência e maternagem são assuntos demétrios.

Seu dom vem sendo alienado pelo patriarcado para cultivar a cultura. Sim, é preciso cultivar um chão para erguer a cultura de uma nação – tanto do ponto de vista agrícola como do civilizatório.

Hera tem filhos. Deméter é mãe. Para Hera, a prole é o seu legado social. Para Deméter, é a expressão da sua essência. É na pressuposição equivocada de que matrimoniar e maternar são dons simultâneos e equivalentes que está uma das piores armadilhas patriarcais: o mito da mãe sagrada e perfeita.

O nível de devotamento em sermãe – nutrir com comida e afeto – é mesmo da ordem do divino. Mas somos mortais. Meras mortais. Temos 6 deusas para integrar e estamos carentes das forças umas das outras.

A romantização da maternidade fez muitas Juno acreditarem ser Ceres e apostarem tudo na crença de que existiria A REALIZAÇÃO pessoal, que viria de UM evento e esse evento seria TER filhos.

Para algumas, até foi. Para outras, só por um tempo. Para outras, nunca foi, mas se adaptaram. E, ainda para outras, é um tormento contínuo e inconfessável à luz do dia.

Na contemporaneidade, Deméter está ferida pela terceirização e sintetização dos ciclos femininos e da terra e pela falta de rede de apoio para ser uma mãe digna de seu dom. Nossa deusa está esgotada, se alimenta mal e não tem paciência com as crias.

Sofre de burnoutmaterno, diagnóstico não serve para nada além de individualizar, cruelmente, sintomas culturais. Seria mais exato dizer que ela sofre pelo ódio que o patriarcado tem da infância, do natural, da mulher e do cuidado.

❦ Quem vai cuidar de Deméter?

❦ Quem vai ajudar Deméter a cuidar dos seus filhos?

❦ Onde está o pai dos filhos de Deméter?

Voltar

Sua mensagem foi enviada

Atenção
Atenção
Atenção
Atenção
Atenção
Atenção!


Descubra mais sobre Renata Netto do Nascimento

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Publicado por Renata Netto do Nascimento

Terapeuta

Deixe aqui seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Descubra mais sobre Renata Netto do Nascimento

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo