Depois de facilitar jornadas terapêuticas para imigrantes de várias nacionalidades, agora inauguro, junto com minha amiga e parceira Sandra Couto, o grupo Atlânticas de Empreendedorismo Luso-Brasileiro!
Tô super feliz com essa iniciativa que busca apoiar, com um toque de psicoterapia profunda, o desenvolvimento de negócios de empreendedoras brasileiras e portuguesas que tenham interesse em expandir sua oferta de produtos e serviços para o país parceiro.
Como vivo em primeira pessoa estes dois temas ─ a migração pendular Brasil-Portugal e o empreendedorismo ─ somei à receita a minha experiência clínica em grupos para oferecer um espaço de escuta qualificada para mulheres migrantes e apoio ao crescimento saudável dos seus negócios.
O projeto conta com reuniões mensais de networking online pelo aplicativo Zoom, estruturadas a partir de temas de interesse das participantes numa agenda que contempla 40min de formação e 50min de pitches.
Além disso, entre uma reunião e outra, um grupo de whatsapp funciona como canal de publicidade semanal e espaço para conversas úteis e ajuda mútua entre as empreendedoras, as migrantes e as empreendedoras migrantes.
A Comunidade Atlânticas faz parte do ConnectHUB das Mulheres à Obra, território dinâmico onde finquei bandeira desde que aportei no rio Tejo.
Já se vão 7 anos descobrindo, através do espelho generoso das Tugas, partes de mim que só floresceram do lado de lá de cima do oceano, ouvindo e aprendendo a falar a língua de Pessoa.
Ao elaborar o “póerpoint” da reunião, fui animada pelo espírito poético do Mentor e risquei estes versos:
DE NÓS A LAÇOS
por Renata Netto do Nascimento
“Há 525 anos descobrimo-nos…
Entre dores e amores
Provamo-nos os sabores
E pintamo-nos com as cores
De quem busca uma vida melhor
Há 525 anos prosperamos…
Enfrentamos lutas e vitórias
Vencemos crises, criamos bonança
Colhendo cada glória
Cultivada pela esperança
Há 525 anos partilhamos um idioma…
Oficial na gramática, múltiplo na expressão
À guisa de Pessoa e seus inúmeros
Várias línguas portuguesas
Conjugam-se para a imensidão
Há 525 anos empreendemos…
Grandes viagens, mar adentro
Movidas por alegrias e portentos
Até chegar à terra firme
Onde ganhamos o sustento
Após 5 séculos, estamos reunidas
Na ponte virtual que cobre o oceano
Encurtando a distância entre os lados
De tantos nós para muitos laços
Aqui fincamos a rota navegante
Por onde seguimos, altivas, adiante”
~*~
Para ilustrar esta poesia sobre a relação entre Brasil e Portugal, escolhi estas imagens de mulheres-raízes ─ uma brasileira originária e uma portuguesa tradicional ─ para retratar o poder do AFETO FEMININO, que sempre sustentou e sustenta a civilização APESAR dos disparates históricos de um patriarcado adoecido.

Se você fala português, é migrante, empreendedora e/ou empreendedora migrante com interesse no mercado luso-brasileiro, precisa fazer parte do Atlânticas!
O acesso ao grupo de whatsapp é gratuito e você pode entrar por aqui.
Já as reuniões mensais de networking Brasil-Portugal são uma vantagem para membros do ConnectHUB by MAO. Bastam 35€/ano (cerca de R$ 20 por mês) para aderir e você pode fazer isso aqui.
Descubra mais sobre Renata Netto do Nascimento
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.