Acabei de dar uma aula agora na escola sobre SUCESSO… O incômodo já vem só de escrever a frase, pois há uma questão elementar aqui: sucesso se ensina? É possível aprender sobre isso ouvindo alguém dizer o que é?
O desafio de lecionar empreendedorismo para o ensino médio me caiu no colo e, a cada troca com os alunos, me vejo confrontada pelas minhas próprias contradições e com o contra-senso que foi a “deforma” do currículo nacional.
Não que eu não ache importante aprender sobre empreendedorismo tampouco julgue inútil refletir sobre sucesso.
Pelo contrário: eu gostaria muito mesmo de, lá em 2003-2005, ter tido noções básicas de como fazer um plano de negócios e de participar de um debate honesto sobre sucesso e fracasso.
Em tempos de apologia cretina à “alta performance”, é questão de saúde mental falar francamente sobre os momentos em que não tem palco nem plateia para nos ver rastejando nalgum pântano de frustração diante de um “não” redondo ou, pior, quando nos sentimos uma fraude diante daquele “sim” que tanto esperamos.
Penso que talvez o sucesso até possa ser transmitido, partilhado como uma experiência humana que eventualmente nos acontece a todos mas que, para cada pessoa, terá um conteúdo, um processo e um valor singulares.
Assim como o seu oposto complementar — o fracasso, esse malvado favorito que pega cada um num tendão diferente, mas que nos forja o caráter para aguentar a vitória quando ela, enfim, chega.
⚜︎ Renata Netto do Nascimento – Psicoterapeuta Junguiana
Para iniciar seu processo terapêutico comigo, envie uma mensagem:
Sua mensagem foi enviada
Descubra mais sobre Renata Netto do Nascimento
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.