…porque as fogueiras vêm de qualquer maneira.
Quando a terra passou a ter dono, o corpo das fêmeas também. E para (tentar) perpetuar essa contra-natura aberrante, só mesmo na ponta da espada dos paladinos da moral, que estão com ela sempre afiada e pronta a cortar.
Cortar o desejo, o entusiasmo, o prazer, a magia, a gargalhada, a l1b1d0… A começar por aqui, onde a gente tem que escrever tudo encriptado, como se fosse sociedade secreta, pra não tomar um banimento algorítmico.
Esse banimento sempre veio e continua a vir:
por fogo,
por sumiço,
por afogamento,
por pedrada,
por forca,
pelo ex que não aceitou o fim,
pela poluição das nascentes,
pelo desmatamento,
pelo salário precário,
pelo trabalho de cuidado não remunerado,
pelo public shaming,
pelo p0rn-revenge,
pela promoção de um incompetente com t35tícul0s,
pelo esgotamento dos recursos naturais,
pela pobreza…
Tudo pela força, inclusive da lei e dos poderes instituídos: “talvez assim possamos dominar a Terra” ─ eles devaneiam.
A mulher, o corpo de fêmea, o prazer feminino e a sabedoria da mulheridade… Tudo isso vem sendo massiva e maciçamente demonizado desde a dominação neolítica. Mais recentemente, Simone de Beauvoir sintetizou: basta uma turbulência na esfera pública para que se ponham em causa os direitos das mulheres.
Enquanto tentarmos nos convencer de que NÃO somos bruxas, histéricas, infantis, ecochatas, mães permissivas, péssimas donas de casa, esposas negligentes, profissionais medíocres, v4d1as, exageradas, tristes, loucas ou más, estaremos num gasto de energia sem fim e a nossa vitalidade seguirá desprotegida.
Tudo aquilo que condenam numa mulher está relacionado ao que nos faz sentir vivas, ao que promove uma existência interessante. Pára e pensa.
Só há um fogo a proteger: o da alma. Esse que nos dá fúria sagrada, que aquece o espírito e calcina os elementos necessários à alquimia da criação ─ da vida, do alimento, de outros seres, dos nossos projetos, da nossa riqueza material.
Se as fogueiras vêm de todo jeito, sejamos nós o fogo que queima o que não serve à vida.
⚜︎ Renata Netto do Nascimento – Psicoterapeuta Junguiana
Para iniciar seu processo terapêutico comigo, envie uma mensagem:
Sua mensagem foi enviada
Descubra mais sobre Renata Netto do Nascimento
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.