Ao contrário da Música no poema de Paulo César Pinheiro, a escrita não me ama. Ela não me deixa fazê-la. Ela não é uma estrela deitada na minha cama.
Ela me chega sem jeito, só que eu sempre a percebo… Uma frase solta me aparece bem no meio de um evento qualquer do meu dia e me convoca: escreva!!!
Se tenho algo à mão, escrevo: no verso do cupom fiscal meio amassado ou no caderninho no fundo da bolsa ou ainda no meu grupo comigo mesma no telegram.
Quando dou conta e vou ver, ela bagunçou o meu peito antes mesmo que eu pudesse processar o seu comando. A ideia é uma amante altiva: envolve e excita como ninguém, mas vai embora sem dó diante do mínimo desdém.
Fico algum tempo perdida, até me recuperar… Quase sem acreditar se tudo teve sentido. Eu teimo em recuperar aquele fio de ideia, em seguir a estrutura que pensei para o texto em vez de simplesmente deixar as palavras saírem, como um fenômeno mediúnico de escrita direta.
Quando a musa chega, a alma encarna… Sua voz exortante faz meu espírito arrependido pegar em algum mediador que ponha em palavras o que ela dita nessa minha cabeça caótica.
Meu corpo-mente com vida, fica ali revolvido, mas nunca sei onde vai…
Continuando em 18/04/2025… aproveitando que a musa parece ter me visitado nesta sexta-feira santa:
mais um texto que ficou aqui nos rascunhos do blog, sem publicar por medo, vergonha, dúvida… cheguei a parodiar o poema de Paulo César Pinheiro adaptando-o para a escrita:
Meu olho dana a brilhar
Meu dedo corre o papel
Sua voz é como o cinzel
que esculpe o meu pensar
A escrita parte e eu desperto
pro mundo cruel que aí está
Com medo de ela não mais voltar
Mas ela está sempre por perto.
Nada que existe é mais forte
e eu quero aprender-lhe a medida
de como traduz minha vida
que é para eu me educar para a morte.”

⚜︎ Renata Netto do Nascimento – Psicoterapeuta Junguiana
Para iniciar seu processo terapêutico comigo, envie uma mensagem:
Sua mensagem foi enviada
Descubra mais sobre Renata Netto do Nascimento
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.