energias selvagens para propósitos apaixonados

rainha de paus. energias selvagens para propósitos apaixonados

Tive esse insight numa leitura oracular na 6ª feira… O baralho era de Kali, o feminino sombrio do panteão Hindu. Esse arquétipo traz sempre alguma destruição, morte, finitude, queda, rompimento.

Fala dquele tipo de vivência psíquica que confronta ego e self ─ quem pensamos que somos e quem realmente somos ─ e põe em causa os limites impostos pela censura da moral, trazendo à tona a potencialidade envergonhada.

Somos um sistema feito para operar harmonicamente, em constante alquimia de opostos. Cada propósito “espiritual” PRECISA da selvageria “material” que a sombra guarda.

Então este arquétipo mexe com as forças contidas em cada célula do baixo ventre, ligadas à sobrevivência, à vida material, a las ganas, aos instintos, from the guts, de onde vêm a capacidade de concretizar as coisas.

Para nós ocidentais é muito difícil entender isso, porque nosso paradigma cartesiano/kantiano traz a separação corpo-mente e o imperativo categórico da moral. Então, vemos tudo como “corpo contra a mente”, “matéria contra o espírito”, “bem contra o mal”…

Todas as leis, normas, regras e ciências que hoje nos conduzem socialmente nasceram deste modo de pensar e nos atravessam a todo momento, produzindo o quê? Divisão interna ─ não se pode ir atrás de um propósito apaixonado porque ele vai ativar coisas que a moral julga animalescas e que devem ficar muito bem guardadas.

O que a psi-analítica propõe é a integração destes anjos e bestas dentro da gente, de tal maneira a fazermos as pazes com a neurose e trabalharmos com ela no caminho permanente da individuação.

Se a neurose nos faz apaixonados por certos propósitos, é porque precisamos da paixão para lembrar que há muita potência guardada naquilo que fomos proibidos de amar.

Voltar

Sua mensagem foi enviada

Atenção
Atenção
Atenção
Atenção
Atenção
Atenção!


Descubra mais sobre Renata Netto do Nascimento

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Publicado por Renata Netto do Nascimento

Terapeuta

Deixe aqui seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Descubra mais sobre Renata Netto do Nascimento

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo