Escrevendo no diário clínico, me dei conta do quanto sou encantada pelos meus analisantes! Sim… Um gente corajosa, que se questiona, encara os fantasmas de frente apesar de todo desconforto que o processo terapêutico causa.
Bancam a angústia lancinante que precede o fim de um ciclo de sofrimento, expandem sua visão de mundo e abraçam a vida com mais vontade, cheios de energia recuperada dos grilhões inconscientes.
Diante de toda recusa do ego, lutam bravamente com a espada de vontade para darem voz e vez ao que a Alma pede toda noite, baixinho, quando deitam a cabeça no travesseiro tentando dormir.
A cada jogo de sombra e persona de que se dão conta, perdem a vergonha de serem quem são e sustentam a “culpa” de desobedecer a ordem infantil que lhes pôs uma máscara atrás da qual escondiam, até ainda há pouco, as suas potencialidades.
Suportam as contradições inevitáveis da vida porque aprendem a achar graça das próprias contradições e fazem delas uma espécie de laboratório alquímico onde transformam o chumbo da resistência no ouro da individuação.
Saem de relações falidas, recuperam vínculos importantes e se permitem viver romances mais criativos porque descobrem que tudo o que está projetado lá fora, no outro, é mensagem que ânimus/ânima traz do Si-Mesmo.
E assim, começam a viver um apaixonamento interno que os faz conhecer a verdadeira face de Eros, que “de Deus e os deuses, sim, é o mais querido” ─ como canta Chico César.
Sou grata a todos que confiam na minha escuta…
Àqueles que persistem nesse difícil caminho da análise, porque me permitem acompanhá-los em todo seu arco heroico de se tornarem quem são.
Aos que oscilam entre investir e resistir à terapia, porque me ensinam sobre a minha própria oscilação em sustentar a função terapêutica que me compete.
E também àqueles que chegaram, narraram suas dores e se foram, pois me ensinaram sobre uma certa “clínica do testemunho”, onde basta o acolhimento até que seja possível dançar os fantasmas da neurose.
⚜︎ Renata Netto do Nascimento – Psicoterapeuta Junguiana
Para iniciar seu processo terapêutico comigo, envie uma mensagem:
Sua mensagem foi enviada
Descubra mais sobre Renata Netto do Nascimento
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.