O Curador Ferido

Todo terapeuta, antes de ser um facilitador da transformação, é alguém com grande desejo de ser transformado.

E é assim mesmo, na voz passiva: ser transformado. Todos nós demandamos alguma cura. E demandamo-na do mundo, do trabalho, das nossas relações…

Mas, para ocupar o lugar de terapeuta, exercendo a função analítica, é necessário implicar-se nesse processo de cura… É um verdadeiro partir pedra, sim. Doloroso, longo, caro, mas gratificante. E também profissionalizante e humanizador do ofício psicanalítico.

Ainda agora, estava estudando e parei um minuto pra sentir o sol, fotografar esse momento e escrever aqui essa reflexão.

O sol a iluminar e aquecer enquanto leio na varanda faz-me pensar na clareza e na inquietação tranquilizante que os estudos sobre a clínica têm me trazido.

Karen Maroda, no capítulo 2 do livro “O Poder da Contratransferência” narra um caso de uma terapeuta recém-saída do doutoramento (grande robustez teórica) que, por sua curta vivência no terreno (pouco traquejo clínico), viu-se demasiado identificada com o sofrimento de uma paciente e enredou-se na posição maternal e salvacionista.

Esse manejo é tudo menos terapêutico. Se o sol ilumina e aquece sem abandonar o seu posto, segundo a distância em que cada corpo celeste está e respeitando os movimentos de cada um deles, o analista precisa, de um jeito parecido, sustentar o enquadre analítico.

“Com-ter” os sintomas do paciente sem formar com ele um conluio é das coisas mais delicadas da prática porque todo terapeuta é alguém tão ferido quanto o sofredor que bate à sua porta. E cada sintoma de quem fala conversa um pouco com os sintomas de quem escuta. E cada pedacinho de cura que acontece, é também salutar para o próprio terapeuta.

Ter luz própria e ser fonte de calor talvez seja uma exclusividade do astro-rei, mas com estudo, análise pessoal, supervisão e intervisão, é capaz de conseguirmos aquecer sem queimar, iluminar sem invadir, nutrir sem sufocar e, nesse processo, nos deixarmos transformar.

Voltar

Sua mensagem foi enviada

Atenção
Atenção
Atenção
Atenção
Atenção
Atenção!


Descubra mais sobre Renata Netto do Nascimento

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Publicado por Renata Netto do Nascimento

Terapeuta

Deixe aqui seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Descubra mais sobre Renata Netto do Nascimento

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo