Todo terapeuta, antes de ser um facilitador da transformação, é alguém com grande desejo de ser transformado.
E é assim mesmo, na voz passiva: ser transformado. Todos nós demandamos alguma cura. E demandamo-na do mundo, do trabalho, das nossas relações…
Mas, para ocupar o lugar de terapeuta, exercendo a função analítica, é necessário implicar-se nesse processo de cura… É um verdadeiro partir pedra, sim. Doloroso, longo, caro, mas gratificante. E também profissionalizante e humanizador do ofício psicanalítico.

O sol a iluminar e aquecer enquanto leio na varanda faz-me pensar na clareza e na inquietação tranquilizante que os estudos sobre a clínica têm me trazido.
Karen Maroda, no capítulo 2 do livro “O Poder da Contratransferência” narra um caso de uma terapeuta recém-saída do doutoramento (grande robustez teórica) que, por sua curta vivência no terreno (pouco traquejo clínico), viu-se demasiado identificada com o sofrimento de uma paciente e enredou-se na posição maternal e salvacionista.
Esse manejo é tudo menos terapêutico. Se o sol ilumina e aquece sem abandonar o seu posto, segundo a distância em que cada corpo celeste está e respeitando os movimentos de cada um deles, o analista precisa, de um jeito parecido, sustentar o enquadre analítico.
“Com-ter” os sintomas do paciente sem formar com ele um conluio é das coisas mais delicadas da prática porque todo terapeuta é alguém tão ferido quanto o sofredor que bate à sua porta. E cada sintoma de quem fala conversa um pouco com os sintomas de quem escuta. E cada pedacinho de cura que acontece, é também salutar para o próprio terapeuta.
Ter luz própria e ser fonte de calor talvez seja uma exclusividade do astro-rei, mas com estudo, análise pessoal, supervisão e intervisão, é capaz de conseguirmos aquecer sem queimar, iluminar sem invadir, nutrir sem sufocar e, nesse processo, nos deixarmos transformar.
⚜︎ Renata Netto do Nascimento – Psicoterapeuta Junguiana
Para iniciar seu processo terapêutico comigo, envie uma mensagem:
Sua mensagem foi enviada
Descubra mais sobre Renata Netto do Nascimento
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.