Jamais imaginei que fazer supervisão da minha prática fosse algo tão intenso. Me sinto completamente exposta, VISTA…
E aqui associo ao desejo de ver e ser vista, coisa que parece imperar nas redes sociais: o valor (e o peso) do olhar (e do ver) dos outros (e do Outro).
O (in)conciliável do coaching com a psicanálise, nesse meu caminho formativo, me evoca um flerte, ou melhor, uma certa poligamia poliamorosa da polivalência de fazeres e da polifonia de saberes que se opõem à monogamia.
Esse lugar silencioso onde as coisas nem sempre podem ser ditas, onde uma escolha é sempre definitiva, mesmo que dure pouco tempo cronológico; no tempo lógico, é definitiva quase eterna.
Escolhas monofônicas talvez digam do que não falo, da mudança que evito, do movimento que interrompo, do amor que guardo, da luz que apago para enxergar com os sentidos.
Pausei agora para um suspiro: como não flertar com a associação livre? Acho que nada cria mais espaço. Nada desafoga mais. Talvez a arte supere. Não, talvez não, certamente supera. Sorry Freud.

Do terraço, tenho vista desafogada, músculos alongados e coração aliviado.
A língua fica mais solta, mas agora eu tô escrevendo e associar livremente por escrito é difícil, porque a mão não acompanha o pensar. O fazer é mais lento que as ideias. E são tantas ideias e tanpo ainda por fazer que me canso…
Sim, ao redigir à mão, ‘euscrevi’ ‘tanpo’ (aqui, tô transcrevendo com adaptações)… Ato falho escrito, já viram? E dois seguidos: ‘euscrevi’ e ‘tanpo’.
E porque não apenas flerto com a associação livre, mas sim me entrego a ela e me submeto à linguagem, tenho de me haver com esse ‘euscrevi’ e com esse ‘tanpo’:
O que é que tampo? Que tampa é essa? Tampo, com ocupações anestésicas, os buracos que essa liberdade abre para criar algo de mim mesma, para produzir sentidos de vida.
E ‘euscrevi’ porque tem coisas que só saem de mim por escrito. Escrevo é para desafogar.
⚜︎ Renata Netto do Nascimento – Psicoterapeuta Junguiana
Para iniciar seu processo terapêutico comigo, envie uma mensagem:
Sua mensagem foi enviada
Descubra mais sobre Renata Netto do Nascimento
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.